O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres do mundo, só ficando atrás do câncer de pele. Apenas no brasil em 2021 foram contatados mais de 66 mil casos novos o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2019a).
Tendo em vista esses dados o outubro rosa surgiu como uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo no útero.
O outubro rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Apenas depois de aprovada pelo Congresso Americano os laços de cor rosa começaram a aparecer como um símbolo para a campanha. No Brasil, as campanhas do Outubro Rosa demoraram um pouco para acontecer tendo seu início em 2002, sendo instituídas por lei federal em 2018 e, anos depois, a partir de 2011 ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero.