Celebramos dia 16 de novembro o Dia Nacional dos Ostomizados, e a data tem como objetivo combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da Ostomia. O ostomizado é a pessoa que passou por uma intervenção cirúrgica no corpo para realizar uma abertura de comunicação para a saída de urina, fezes e ajudar na respiração e alimentação. Pacientes nessas condições utilizam uma bolsa coletora, que pode ficar de forma temporário ou permanente dependendo do caso.
A fase de adaptação pode acontecer de forma difícil, o portador precisa de cuidados especiais e tende a ter limitações no início.
Além da parte física, o emocional também é um fator a ser levado em consideração. A falta de autoaceitação sobre a nova condição de vida pode afetar a autoestima da pessoa de forma negativa.
Mas nada impede que o portador tenha uma vida normal, desde que siga as recomendações do médico.
É importante que as pessoas tenham consciência de que apesar de alguns aspectos limitantes, a pessoa pode viajar, dançar, namorar, tomar banho de mar ou de piscina, praticar atividade física e ter uma boa qualidade de vida.